Mapa Analítico - EVI

Mapa Analítico - EVI

Objetivo geral
Avaliar o padrão de resposta da cobertura vegetal para uma área submetida a exploração mineral intensiva a partir de uma longa série temporal de dados de sensores remotos.

Objetivos específicos
a) Mapear a dinâmica da cobertura dos ecossistemas florestais da área de estudo com a plataforma Google Earth Engine;
b) Avaliar a dinâmica temporal do ecossistema florestal nos períodos pré, durante e pós-distúrbios antrópicos;

Área de estudo
A área de estudo em questão (Mapa analítico EVI), localizada na província Mineral de Carajás, no município de Parauapebas, situado na mesorregião Sudeste do estado do Pará. Com uma altitude média de 650 metros, a área encontra-se inserida na Floresta Nacional de Carajás - PA (FLONACA).

Coleção de dados

O Google Earth Engine (GEE) foi utilizado para processar dados da coleção LANDSAT 5, 7 e 8, com resolução de 30m, para calcular os valores de EVI em área de estudo na série temporal de 1984 a 2020. Foram incorporados shapefiles para avaliar a área de interesse, aplicado um filtro de remoção de nuvens, um filtro de média de EVI e um filtro para definir a série temporal de estudo.

Índice de Vegetação
O índice de vegetação aprimorado (Enhanced Vegetation Index- EVI) foi usado para avaliar o padrão de produtividade da área e estabilidade ecológica antes, durante e depois da degradação por mineração.

A dinâmica do EVI foi avaliada para as duas cavas ao longo de toda a série temporal, considerando três períodos: pré (1984-1994), durante (1995-2010) e pós exploração mineral (2010-2020).

Resultados

No período entre 1984 e 1994 (Mapa A), observou-se a predominância de floresta primária, indicada por altos valores de EVI, antes do início do processo de exploração.

No período de 1995 a 2010 (Mapa B), houve a supressão total da floresta para instalação e funcionamento da mina de ouro do Igarapé Bahia.

No período de 2010-2020 revela a área de estudo pós-mineração,  em processo de Recuperação / restauração do ecossistema (MAPA C).

Os mapas foram gerados e editados utilizando o software QGIS (versão 3.22.16).



Tools used

Google Earth Engine(GEE)QGIS

Plug-ins used

filterImage.samplemergenumPixels

tags

environmentEVIGeospatialGoogle Earth Engine(GEE)sig

You might also like

Join the community!

We're a place where geospatial professionals showcase their works and discover opportunities.